1729

Câmara Municipal de Jacaraci

Pular para o conteúdo

Visão Geral

Visão Geral

Bandeira Bandeira do Município
Brasão Brasão do Município
  • Aniversário: 07 de junho
  • Fundação: 07 de junho de 1880
  • Padroeiro (a):Nossa Senhora da Boa Viagem
  • Gentílio:Jacaracienses
  • Cep: 46310-000
  • População: 13656 (estimativa)
  • Presidente (a): (DEM)
    2019 - 2021

Geografia

Como atividades econômicas, no meio rural jacaraciense, prevalecem a policultura, criação de animais, algumas atividades de extração vegetal, mineral e a agricultura familiar. As pequenas e médias propriedades produzem feijão, arroz, ovos, mandioca, farinha, milho, maxixe, abóbora, melancia, coco, manga, café, quiabo, tapioca, puba, leite, manteiga, requeijão, queijo, cana-de-açúcar, lenha, cachaça, etc.

Outra importante fonte de sobrevivência dos agricultores é a criação de animais: gado, porcos, galinhas, bodes, cavalos, etc. o terceiro componente da renda do trabalhador rural é a atividade extrativista para a produção de carvão vegetal, lenha, madeira e pedras. Um pequeno número de famílias dedica-se à fabricação de telhas, tijolos, panelas de barro, potes, balaios, esteiras, cestos, etc.

No meio urbano, a produção é voltada para a confecção de roupas, bordados, fabricação de pães, bolacha, móveis, portas, janelas, carros de bois, biscoitos, telhas, tijolos, alimentos, entre outros.

Pode-se afirmar que a agropecuária, as carvoarias, as olarias e as marcenarias são as atividades produtivas mais significativas do município.

A prestação de serviços é outra fonte de renda da economia local. O poder público disponibiliza atendimento nas áreas de educação, correio, segurança, seguridade social, energia elétrica, telefonia, manutenção de estradas, lazer, atendimento bancário, etc. Os demais serviços, como oficinas mecânicas, frete de carros, transportes de passageiros, hospedagens, aluguel de tratores, lavagem de automóveis, foto e filmagem, grupos para animação de festas, serviços de cópias reprográficas, fax, internet, conserto de roupas, letristas, serviço de pedreiros, etc. são oferecidos por particulares, como meio de vida.

O desenvolvimento das atividades econômicas resultou na formação de um mercado consumidor local em que parte da riqueza expressa em dinheiro vem das recitas públicas, repassadas por meio do pagamento de salários aos funcionários públicos e aos aposentados. Além disso, o comércio local constitui-se em significativa fonte de renda oferecendo diversos empregos diretos.

População

População
População estimada [2018] 14.834 pessoas
População no último censo [2010] 13.651 pessoas
Densidade demográfica [2010] 11,05 hab/km²
Trabalho e Rendimento

História

A sua origem remonta ao povoado denominado Almas, pertencente ao município de Vila Nova do Príncipe e Santana de Caetité. , onde, nos princípios do século XIX for erguida uma capela, que ficou como filial da freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Gentio.

Foi criado o distrito em 1857, pela Lei provincial número 657, de 16 de dezembro, e o município com a denominação de Boa Viagem e Almas e território desmembrado do de Caetité, em 1880, pela Lei provincial número 1.958, de 7 de junho, ocorrendo sua instalação em 25 de abril de 1885.

Em 19 de agosto de 1902 a Lei estadual número 464 deu ao município sua atual denominação de Jacaraci.

Características

Distante de Salvador 719 km, possui uma área total de 1.190 km². Sua economia está centrada na produção agropecuária.

Turismo

Gruta do Morro do Chapéu – A leste da cidade, com um percurso subterrâneo de aproximadamente 100 metros, finalizando em um espaçoso vão, onde se encontra uma fonte natural de água cristalina e perene.

Bôca do Impossível – Garganta formada pelo rio Verde Pequeno que desliza num corte natural e profundo, na Serra Geral, cujas paredes medem aproximadamente 30 metros de altura, 40 metros de comprimento e 3 metros de largura.

Pedra Furada – é um rio onde tem uma pedra onde a correnteza bate tanto que com o tempo foi feito um furo no mesmo. Agua mole Pedra dura tanto bate até que fura.

Letra do Hino

https://youtu.be/xy3uZTKgw-Q