1729

Câmara Municipal de Jacaraci

Pular para o conteúdo

6 de abril. Dia Mundial da Atividade Física

Fonte: ASCOM
01/01/2017 às 00h00

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


O Brasil ocupa a primeira posição dos países da America Latina com maior número de pessoas sedentárias. Cerca de 47% da população brasileira não pratica atividades físicas. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência disso.

Um tema recorrente nos maiores conselhos dos médicos para uma vida longa e saudável é o exercício físico. Dia 06 de abril é comemorado o dia internacional da Atividade Física, mais uma data para lembrar a importância de se movimentar e o papel dos exercícios na prevenção de doenças cardíacas, hipertensão, câncer e diabetes.

Diversas organizações promovem atividades físicas em praças, praias e outros locais públicos para marcar a data. Não fique de fora, aproveite a data para fazer uma caminhada diferente ou iniciar a prática de uma atividade física que se adapte ao seu estilo de vida.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que fazer atividade física pelo menos 30 minutos todos os dias ou ao menos, 5 dias na semana, trazem benefícios significativos para a saúde. Este tempo foi formulado com base na redução da incidência de doenças crônicas e também por ser um tempo moderado para quem não mantém uma rotina de exercício regular.

Os espaços públicos são excelentes para a prática e melhor, sem ter que desembolsar nada! Caminhadas, corridas, bicicletas, patins... Importante apenas consultar um médico para fazer um checkup antes de começar. E sempre bom lembrar que algumas atividades do dia-a-dia quando feitas com mais freqüência e disciplina podem também ser um bom como: subir escadas, saltar do ônibus um ponto antes, passear com cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, dentre outras.